Weyerhaeuser Investor Relations

Weyerhaeuser Adquire Serraria no Brasil num Novo Empreendimento Conjunto

PR Newswire
FEDERAL WAY, Washington
Oct 28, 2004

A Weyerhaeuser Company (NYSE: WY) anunciou hoje ter adquirido uma participação acionária de dois terços na Aracruz Produtos de Madeira S.A., uma subsidiária da Aracruz Cellulose S.A. Os termos não foram divulgados.

  (Foto: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20040116/WYLOGO-a 
         http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20040116/WYLOGO-b )

A APM opera uma serraria de madeira na região da Bahia no Brasil. O empreendimento conjunto produzirá madeira nobre da marca Lyptus® para ser utilizada em móveis, pisos, armários e outras aplicações de aspecto externo. Lyptus vem de um Eucalipto híbrido que é cultivado em plantações. Um terço da área é conservada em vegetação nativa para manter os elementos do ecossistema natural.

"Nossa experiência na Austrália, Nova Zelândia e Uruguai tem demonstrado que o Hemisfério Sul contém os ambientes operacionais ideais para nós", disse Steven R. Rogel, presidente do conselho, presidente e CEO da Weyerhaeuser. "A expansão dentro do Brasil amplia-se nesta experiência e aperfeiçoa a nossa capacidade de servir clientes globais e para atender as necessidades crescentes do Hemisfério Sul".

Atualmente a Weyerhaeuser tem operações limitadas na América do Sul e outras regiões no Hemisfério Sul. Na América do Sul, a Weyerhaeuser administra mais de 315.000 acres (127.500 hectares) de terreno florestal no Uruguai. A Weyerhaeuser possui também ou administra terreno florestal e operações de fabricação na Austrália e na Nova Zelândia.

Na América do Norte, a Weyerhaeuser opera 13 serrarias de madeira com uma capacidade total de produzir 452 milhões de pés de madeira anualmente.

Weyerhaeuser Brasil Participações Ltda., uma subsidiária de propriedade total da Weyerhaeuser, terá uma participação acionária de 66 2/3 por cento na APM S.A. A Aracruz Cellulose S.A., uma companhia brasileira, terá uma participação acionária de 33 1/3 por cento. O material produzido pela APM será destinado ao mercado doméstico brasileiro, e distribuído na América do Norte, Ásia e Europa pela Northwest Hardwoods e Weyerhaeuser Building Materials.

Sam Dickey, ex- gerente da serraria na unidade de negócios Northwest Hardwoods da Weyerhaeuser em Eugene, Oregon, estará mudando para o Brasil e atuará como gerente geral da serraria e CEO do empreendimento conjunto. Dickey possui mais de 37 anos de experiência na indústria de produtos florestais e tem trabalhado em projetos internacionais na Austrália, Brasil, Japão, México e Canadá.

Weyerhaeuser Company, uma das maiores companhias integradas de produtos florestais do mundo, foi incorporada em 1900. Em 2003, as vendas registraram US$19,9 bilhões. Ela possui escritórios ou operações em 19 países, com clientes em âmbito mundial. A Weyerhaeuser exerce suas funções principalmente no cultivo e colheita de madeira; fabricação, distribuição e venda de produtos florestais; e construção e desenvolvimento de imóveis e atividades relacionadas. Informações adicionais sobre os negócios, produtos e práticas da Weyerhaeuser estão disponíveis em http://www.weyerhaeuser.com/.

Aracruz Celulose S.A., com operações nos estados brasileiros de Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, é a maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto Kraft. Toda a polpa de madeira nobre e as tábuas de alta qualidade fornecidas pela companhia são produzidas exclusivamente do plantio de florestas de eucalipto. A polpa da Aracruz é utilizada para a fabricação de uma ampla gama de produtos de consumo e de valor agregado, incluído papel higiênico de primeira qualidade, papéis de impressão de excelente qualidade e também papéis especiais. A madeira nobre, produzida numa serraria de alta tecnologia localizada no extremo sul do estado da Bahia, é vendida para as indústrias de móveis e de projetos internos de decoração no Brasil e no exterior sob o nome Lyptus®. A Aracruz tem seus títulos listados na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), no Mercado de Valores Latino Americanos (Latibex) em Madrid, Espanha e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) através do programa ADR nível III (símbolo de negociação ARA). Cada ADR representa 10 ações preferenciais classe B subjacentes.

Foto: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20040116/WYLOGO-a
http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20040116/WYLOGO-b
AP Archive: http://photoarchive.ap.org/
PRN Photo Desk, photodesk@prnewswire.com

SOURCE: Weyerhaeuser Company

CONTATO: Mídia, Frank Mendizabal, +1-253-924-3357, ou Analistas, Kathryn
McAuley, +1-253-924-2058, ambos da Weyerhaeuser Company


https://investor.weyerhaeuser.com/2004-10-28-Weyerhaeuser-Adquire-Serraria-no-Brasil-num-Novo-Empreendimento-Conjunto